Ano Novo! Metas e Procrastinao – Edson Olimpio Oliveira – Crnicas & Agudas – Jornal Opinio de Viam o – 23 Novembro 2021.

Ano Novo – Metas e Procrastinação!

[…| Deixa a vida me levar | Vida leva eu | Deixa a vida me levar | Vida leva eu | Deixa a vida me levar | Vida leva eu | Sou feliz e agradeço | Por tudo que Deus me deu | …] – Música de Zeca Pagodinho.

O Novo Ano está logo ali, após se abrir a porta do Natal e logo do réveillon. Habituamos a formular metas, estimular propósitos, ter novos e aspirar melhores resultados – “vou emagrecer”, “vou leu mais”, “vou parar de fumar”, “vou fazer ginástica”, “vou cuidar da saúde”, “troco de casa ou de marido?” e, assim, empreende-se uma nova, mas repetida balada que, geralmente, não produz música real e agradável. Nossa mente é nosso maior adversário. Por centenas de milhares de anos, procuramos habitar uma zona de conforto e de segurança. Nossos ancestrais escondiam-se numa gruta com uma fogueira à porta para sobreviver aos predadores e deixava ao encargo de outros a busca de comida. Hoje, muitos persistem procrastinando (nome feio para adiar, deixar para depois, quando der eu faço, etc).

Crônicas & Agudas

É comum o poeta habitar seu castelo onírico que nos encanta. Deixe a vida te levar e serás como um graveto na correnteza de um rio. Conquistamos por sorte ou mérito? Um dos primeiros mandamentos (da vida, do universo ou de Deus) é a Disciplina. Nada evolui sem disciplina – veja as organizações religiosas e os exércitos. Deus poderia ter feito o mundo num piscar de olhos? Entretanto, não criou os seres vivos antes de criar a luz e outros elementos necessários. Evoluiu criando e aperfeiçoando durante seis dias e no sétimo… Em qualquer povo ou etnia de qualquer tempo, há essa cadência da criação para a divindade, a terra e as criaturas. Crie metas dentro da sua capacidade de executar, caso contrário a luz vermelha acenderá dentro da sua cabeça “Não adianta, não consigo!” O insucesso abraça o fracasso e ambos corroem novos projetos.

Crônicas & Agudas

“Vou ler por 15 minutos cada dia”. Parece viável? Sim. O fracasso começa em querer juntar a semana que não leu numa só tacada. Quer melhorar? Leia junto com o filho/a, afastando-o do game. “Vou perder 5 kg antes de ir à praia!”? Ou perderei 2 kg até março – mais viável? Lembra-te do tempo que dura uma gravidez e a criança nascer e ir aos braços dos pais? Pois é – mulheres são heroínas onde os homens fugiriam das dores e do tempo. “Quando tiver um tempo vou fazer um check-up” – qual tempo, quando estiver com o pé na cova? No seu aniversário, presenteie-se com seu check-up. É o seu presente mais valioso – sua saúde. Sem saúde, adianta fortuna, poder e sexo selvagem? Naqueles 30 dias da janela do aniversário, busque seu médico. Tudo que fizer nesse período servirá de parâmetro para outros exames, sua saúde em outro tempo. Você não é faraó para construir uma pirâmide e sepultar sua fortuna e seus súditos juntos.

Crônicas & Agudas

Construa metas, estimule propósitos realizáveis por você. Cada pessoa é um universo único. Suas habilidades e capacidades são somente suas. Evite iludir-se ou viver os projetos dos outros. Orgulhe-se das pequenas escaladas e prepare-se para subir mais degraus da escada. Arrume a sua vida, começando a arrumar a sua cama, seu quarto, sua roupa, sua casa – lembra-te do quartel e dos seminários. A cama é a mãe da procrastinação – “vou ficar só mais um pouquinho | tá frio | tá escuro ainda | tô cansado do feriadão |” etc. Cama é para enfermos (menor tempo), dormir o necessário e sexo. Adiar, retardar, atrasar coisas simples cria raízes em todas as outras. Esse tema é vasto. Podemos evoluir em vários casos. Vida é movimento. Não evoluir é estagnar-se e regredir. Estabeleça uma sequência, uma cadência e a música final será harmoniosa – um exemplo para você mesmo e para os outros.

2021.11.23 – Ano Novo – Metas e Procrastinação – Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2021 – 50 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+ 25 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. pe3488
    nov 28, 2021 @ 20:03:40

    Gratidao

    Responder

  2. edsonolimpio
    nov 29, 2021 @ 14:54:07

    Abraço e Saúde, caro Amigo Ary!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: