Alzheimer – a doena! Entre a necessidade e o medo. – Edson Olimpio Oliveira

Alzheimer – a doença!

Entre a necessidade e o medo.

.

A vida que se alonga. A idade não é o único referencial de vitalidade e liberdade de vida. Manipula-se o tempo mirando a longevidade. Vários fatos são fragrâncias de um perfume que embala um sonho que o homem persegue em todos os tempos: a longevidade ou a vida eterna! O cinema remete aos vampiros que, alimentando-se do sangue humano, ganham a eternidade. A estória de Frankenstein e a vida além da morte.

.

Os milagres de Cristo trazendo sepultos para o convívio dos vivos. Matusalém e seu milhar de anos. Livros sagrados e religiões de todos os povos escaramuçam a busca da vida sem fronteiras, tanto aqui e agora como em outros planos existenciais. Um pavor pandêmico turva o horizonte e grossas nuvens de tormenta entorpecem a mente e suas filhas diletas – as ideias. Seu nome e sobrenome – Doença de Alzheimer (vem de Alois Alzheimer, brilhante médico alemão).

.

Crônicas & Agudas

.

A Medicina luta para destrinchar todo o labirinto da fisiopatologia da enfermidade demencial. Considera-a uma doença neurodegenerativa, com desestruturação proteica… Tangenciamos, não nos compete aqui aprofundar. Abordo contigo minha visão pessoal que se agrega às demais. Observe que durante toda a vida nossa mente (nós!) trava uma batalha para esquecer tudo que nos cause dor física ou espiritual. Ervas ou chás, infusões ou místicos, sono no Templo de Asclépio (grego) ou de Imhotep (Egito), hipnose ou mesmerismo e culmina com a anestesia circense e médica. Em tudo está o esquecimento – alívio da dor.

.

Navegue hoje – a tristeza do óbito de um ente próximo é aplacada com ansiolíticos. Mas esse luto é necessário ao espírito em sua evolução. “Remédio de dormir” – é um remédio para atenuar ou esquecer as broncas da vida e apagar-se no sono químico. A “dor ensina a gemer” e a lembrar. Quem bate esquece o ato, quem apanha… A memória do vingativo o acompanha após sua morte física.

.

Crônicas & Agudas

.

Depressão – são por coisas passadas; ansiedade pelo porvir, o futuro. A depressão castiga mais de 30 % das pessoas. E a ansiedade? Calcula-se que tenhamos de 90 a 100 mil pensamentos diários. Quase 90 % são repetitivos no leito dos dias e das noites. Não são digeridos e assimilados e ficam atravancando o caminho de pensamentos melhores, amorosos, de gratidão e humildade, criativos, enfim muitos mais e novos.

.

Nossa imunidade natural ataca tudo que é considerado nocivo ou nefasto ao corpo – pensamentos intrusos, outros como discos de gramofone, os boletos de relacionamentos não quitados (se me entende!), histórias inacabadas e aqueles que a ansiedade cria no futuro. A mente consciente trabalha arduamente para esquecer e, certamente, a inconsciente apoia e persiste a guerra diuturnamente. Na guerra tombam bons e maus – pessoas e pensamentos!

.

Crônicas & Agudas

.

Como no processo imunológico, nossas defesas guerrearão contra os agressores (pensamentos). Tanto na pessoa comum como qualquer atleta, após os 35 ou 40 anos, perde-se ao menos 1% de capacidade vital ao ano. Viciados e enfermos – maior o escore degenerativo. A capacidade de enfrentar novos desafios escoa-se no ralo do tempo futuro. Acalentam-se as lembranças de glórias em tempos remotos. Acalanto de paz e harmonia – alívio da dor física e mental?

.

Veja o início sutil da doença de Alzheimer. Complementa-se com a atrofia da “musculatura e dos exercícios cerebrais”. Inverso nas famílias em que os idosos (nonos e nonas) são ativos participantes, nas pessoas que persistem ligados e criativos, cultivando jardins floridos em suas mentes e distribuindo as flores e seus perfumes para seus companheiros de jornada.

.

“[…Viver e viver! Viver e viver! Viver e não ter a vergonha de ser feliz | Cantar e cantar e cantar | A beleza de um eterno aprendiz…] – de Gonzaguinha.

.

.

.

2021.12.07 – Doença de Alzheimer – Edson Olimpio Oliveira

Crônicas & Agudas – Jornal Opinião de Viamão

www.edsonolimpio.com.br

Dr. Edson Olimpio Silva de Oliveira

Médico. Cirurgião. Escritor

CREMERS 07720

. * .

Médico Cirurgião Jubilado

Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS

Conselho Regional de Medicina RGS – CREMERS

Associação Médica do RGS – AMRIGS

Associação Médica Brasileira – AMB

Viamão – RS

1971 a 2021 – 50 Anos de Medicina

http://www.edsonolimpio.com.br

Autor dos livros:

Crônicas & Agudas

Crônicas & PontiAgudas

Trinity! A Saga continua.

+ 25 Anos de Jornalismo

Cronista Jornal Opinião de Viamão

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. pe3488
    dez 12, 2021 @ 20:12:13

    gratidao

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: